Há algumas semanas atrás a Tencent começou a testar seu “próprio GTA” para mobile. Intitulado de “Codename Crime City – Vice Open World”, o jogo tem dado o que falar em relação a semelhança com mecânicas do GTA como um todo e o que parecem ser referências para com o GTA VI e Rockstar.
É claro que é impossível comparar o gráfico, mas se serve de referência, nos primeiros trechos de gameplay do Codename Crime City – Vice Open World (nome provisório), o protagonista do jogo é mostrado como um detento, que está ali como consequência de um assalto a banco que não deu certo. Não é possível saber qual a motivação por trás da prisão da Lucia (protagonista do GTA VI que aparece no trailer oficial), mas se tem uma empresa que já é bem conhecida por copiar ou no mínimo se inspirar em jogos famosos, essa empresa é a Tencent, e o que pode ser apenas uma coincidência, pode, na verdade, ser uma referência proposital.
Outras possíveis referencias estão na logo do celular durante a gameplay que lembra bastante a logo da Rockstar, além do nome provisório dele levar o “VICE” no título.
MECANICAS, JOGABILIDADE E PROPOSTA
Como mencionamos acima, o jogo busca ter uma base semelhante ao que conhecemos na franquia GTA. Enfrentar a polícia impacta no seu nível de procurado, com as famosas estrelas servindo de parâmetro para mostrar isso. Se tratando de um jogo mobile, a Tencent não tenta reinventar a roda e foca no padrão de jogabilidade que já funciona em jogos mobile semelhantes, com a adição de uma mecânica que foi apresentada com o GTA V. Sim, a “roda de armas” também está presente aqui e funciona muito bem como um acesso facilitado a todas as armas do seu arsenal.
A proposta do jogo parece ser semelhante ao que se popularizou bastante com o GTA V. Logo de cara é apresentado o modo campanha, com missões que são encontradas por todo o mapa, mas com a progressão dentro do jogo novas funcionalidades como compras de companhias (propriedades dentro do jogo), e até heists coop vão sendo desbloqueadas.
GRÁFICO E MUNDO ABERTO
Para ser sincero, o gráfico do jogo é o principal fator contra o Codename Crime City atualmente, mas vale lembrar que é um jogo passando pela primeira fase de teste, é esperado que muita coisa mude para melhorar até que o lançamento chegue. O mundo aberto é composto por NPC’s que transitam com veículos ou a pé, mas em vários pontos do mapa são bem escassos, enquanto em outros pontos é o completo oposto disso, que talvez sirva para mostrar que a distribuição dos NPC’s também é uma questão que precisa de polimento para testes futuros.
No geral, Codename Crime City tem bastante potencial, principalmente por se tratar de mais um dos jogos que estão debaixo das asas da Tencent. Até então ele segue sem data de lançamento global e o que nos resta é aguardar por novidades nos próximos meses.